Classe de utilização:
Verifique primeiro o número de vezes que a fechadura será acionada, isto é, fechaduras de salas e cozinhas podem ser menos resistentes do que a fechadura da porta de entrada. Assim, será a constância de manuseio que vai definir o tempo médio de desgaste da peça. Posteriormente será possível optar por modelos próprios para residências, comércios, portas localizadas na entrada ou no interior do ambiente.
– Nível de segurança:
Verifique se o modelo escolhido é resistente a arrombamentos e entradas forçadas. Existem no mercado cinco níveis diferentes que oferecem resistência da lingueta caso haja um esforço lateral exercido contra a testa da fechadura, que aguenta desde 200kg até 1000kg.
– Resistência a corrosão:
Quanto tempo o acabamento e o mecanismo da fechadura conseguem resistir a corrosão provocada pela exposição a ações do tempo. Exemplos disso são a temperatura e luz do sol, chuva e maresia. Antes de escolher um produto verifique a descrição da sua matéria-prima e se ele é adequado a aplicação em ambientes urbanos, rurais ou no litoral.
Veja a seguir quais são os tipos de fechaduras disponíveis no mercado para residências. Nossa dica é que antes de optar por um modelo é preciso saber se ele atende às suas necessidades. levando em consideração a intensidade de tráfego e o material que a peça é feita.
O primeiro passo para fazer uma boa escolha é optar por uma fechadura de porta que equilibre estética e segurança. Confira:
Quais são os tipos de fechaduras
Este é o item de acabamento da casa mais barato e com grande variedade de opções. Além disso, as fechaduras de porta tem modelos com travamento e trincos, que aliás, são os mais utilizados. E também existem as fechaduras eletrônicas e codificadas, que podem oferecer um nível maior de segurança.
Fonte: https://fix.com.br/dicas/quais-sao-os-tipos-de-fechaduras-e-como-escolher/